Quais países colocaram um preço no carbono?

carbono

O primeiro gráfico mostra quais países implementaram um imposto de carbono.

O verdadeiro custo da queima de combustíveis fósseis não se reflete em seu preço de mercado. As pessoas costumam comparar o preço monetário dos combustíveis fósseis a alternativas de baixo carbono, como energias renováveis ​​ou energia nuclear. Mas essas comparações não captam o impacto social de cada opção, mesmo no sentido puramente econômico.

A queima de combustíveis fósseis impulsiona as mudanças climáticas . Os impactos das mudanças climáticas têm um custo – esses impactos já estão acontecendo.

Existem algumas políticas através das quais os países podem colocar um preço no carbono:

  • Imposto sobre o carbono: trata-se de uma taxa que se aplica à produção de emissões diretas de gases de efeito estufa ou combustíveis que emitem esses gases quando são queimados. Isso significa que bens e serviços que emitem mais gases de efeito estufa em sua produção terão um imposto mais alto.
  • Sistema de comércio de emissões: às vezes é chamado de sistema de ‘cap and trade’. Aqui, o preço do carbono muda ao longo do tempo. Um nível máximo de poluição (um ‘limite’) é definido e os fabricantes precisam de licenças para emitir gases de efeito estufa. O preço dessas licenças é determinado por um sistema de negociação. O preço de uma licença aumenta à medida que as emissões se aproximam do limite.

Qual é o nível dos impostos sobre o carbono?

No gráfico, vemos o preço do carbono nos países que implementaram um imposto.

Ter um imposto sobre o carbono não garante que seja eficaz. O nível das taxas de imposto de carbono é importante. Precisa ser suficientemente caro para desincentivar as atividades de emissão de carbono e incentivar as de baixo carbono.

Como os preços do carbono podem variar de setor para setor, ou alguns setores terão um preço de carbono enquanto outros não, os autores calculam um preço de carbono ‘ponderado pelas emissões’. Esse preço é ponderado de acordo com a contribuição de cada setor para as emissões de CO 2 de um país .

Quanto das emissões mundiais de CO 2 são cobertas por um imposto de carbono ou sistema de comércio de emissões?

Se quisermos que o custo climático de combustíveis e produtos se reflita em seu preço de mercado, queremos um mecanismo de precificação de carbono em todos os lugares.

Em 2020, cerca de 12% das emissões ocorreram em países ou setores que tinham taxa de carbono. Apenas 6% foram cobertos por um sistema de negociação. Isso significa que, no total, um preço de carbono teve que ser pago em 18% das emissões globais.

Vemos a parcela das emissões globais de CO 2 cobertas por cada uma no gráfico. O mapa também mostra a parcela de emissões em cada país que são cobertos por um imposto de carbono ou sistema de comércio de emissões.

Atualmente, esses dados são mostrados apenas até 2020. A partir de 2021, essa cobertura expandiu drasticamente – para 25% das emissões globais de CO 2 – porque a China iniciou seu sistema nacional de comércio de emissões. Isso será refletido na próxima atualização deste conjunto de dados.]

Segue o link pesquisa completa https://ourworldindata.org/carbon-pricing